* História do Pensamento NOVA CULTURAL

Em TEOGONIA, Hesíodo descreve a criação do Mundo a partir do CAOS,GAIA ( Terra ) e EROS ( Fecundidade ) . Sucedem-se outras Divindades, que com caprichos quase humanos: Amam, Mentem, Traem e Lutam entre si. Finalmente, com a Vitória de ZEUS, os DEUSES instalam-se no OLIMPO. Nesse relato, Hesíodo ordena os vários Mitos contraditórios entre si, explicando também os fenômenos da Natureza e História.Mais que isso, mostra que, o homem está Livre das maquinarias dos DEUSES.
ZEUS, que faz reinar a Justiça, apenas castiga ou premia os Homens. de acordo com Atos de que são responsáveis

Em Os Trabalhos e os Dias , escrito para pedir a punição de um irmão desonesto, Hesíodo defende a necessidade do trabalho árduo como condição humana.
O homem, segundo narra teria passado por cinco idades : a de OURO , a de PRATA , a de BRONZE , a de semideus e a de ferro. Na primeira, o homem convive com os Deuses: não conhece nem o trabalho nem a morte. Seguem-se fases intermediárias que terminam com idade de ferro, a fase atual em que o homem, após ter recebido o FOGO roubado por PROMETEU, foi separado dos Deuses e condenado a trabalhar e a procriar por conta própria. A procriação é possibilitada por Pandora, mulher que os Deuses enviam aos homens como vingança pelo roubo do FOGO. Dela - ou da caixa que carrega - nascem todos os dons da Terra mas também todos os males. O homem está abandonado, mas já é LIVRE para fazer valer a sua justiça e pensar por sua conta .

Nenhum comentário: